sábado, 21 de agosto de 2010

Camamu e Morro de Sao Paulo

De Ilhéus para Camamu foram 13 horas. Saímos nós e o veleiro Garua, no domingo, 15.08, as 2 h da manha. Os demais barcos saíram um dia antes.

Logo na saída, um cabo enrolou no hélice do Garua. Resultado: fomos rebocando-o até clarear o dia, quando entao Felipe mergulhou para retirar o cabo. Enfim, deu tudo certo, mesmo com o mar bem agitado. Continuamos viagem, também a motor, pois o vento que o Jorge disse que teria, era zero!!!!

Quando chegamos a enseada de Maraú, já estavam todos lá. Mas, mesmo assim, arranjamos um bom lugar para ancorar. A baía de Maraú parecia uma piscina , com suas águas calmas.Mais tarde apreciamos um belìssimo por-do-sol.

Por-do-sol
Esta noite dormimos cedo pois estavamos todos cansados.

Este lugar é maravilhoso! Na verdade ficamos num lugar chamado Campinho, que pertence ao município de Barra Grande, e nao ao municipio de Camamu. Sao lugarejos bucólicos, tem o mar, os rios, cachoeiras e muito verde.

Todos os dias, antes das 7h passava o barco “escolar”, pegando as crianças para levá-las a Barra Grande. Ora o "Guerreiro" ora o "Força das Águas".

Menina Veneno
Conhecemos um rapaz, dono de um restaurante em Sapinho (outro lugarejo), que nos contou que todo ano eles fazem regata de canoa a vela. Curioso, nao? Vimos a sua canoa, que foi fabricada por ele mesmo. Muito bela, feita do tronco do vinhático, "Menina Veneno".

Neste dia, à tarde, o tempo começou a mudar. Uma tremenda ventania e fez frio. Olha que estamos na Bahia!!!

Nosso último dia em Camamu começou com a idéia de sairmos de bote para mergulhar (nós, e a Silvia e o Jorge do Garua).

indo mergulhar
O lugar escolhido por Felipe ficava tao longe, que no meio do caminho, Ubaldo voltou com Silvia pela praia. Quando estavam chegando, que sorte!, acabou a gasolina e tiveram que remar, senao voltavam para o mar adentro. E tome remo! E folego! Continuaram a voltar caminhando pelo mar, arrastando o bote. Uma perfeita hidroginastica!! Mas estavam ainda longe. De repente.... eis que Jesus apareceu e lhes deu uma carona! O barco que passou chamava-se "Navegue com Jesus", e os deixou a salvo no Conero.

embarcaçao tipica
Por falar em nome de barcos, lá tem uns ótimos: "Quem trabalha Deus ajuda", "Desejo de Mae", "Luz Divina", só para citar alguns.

Como estavamos preocupados com o trio de mergulhadores, naquele mar agitado, pegamos o Conero e fomos atrás deles. Felizmente eles entraram em contato, pois ja tinham voltado, e nao mergulharam. Tudo está bem, quando termina bem.

Esta noite nos reunimos com os argentinos para fazermos um churrasco, num lugar chamado Sítio Sabiá, que nos alugou a churrasqueira. Churrrasco de argentino nao é pra qualquer um!! O Conero tem bom relacionamento! Foi muito divertido, o Ernesto levou o violao e cantamos musicas argentinas, claro!

Terminou cedo, pois no outro dia teríamos que partir de manha para Gamboa, Morro de Sao Paulo.

Ernesto ao violao com Aurora do Shipping
veleiros saindo
Levantamos ancora as 8 h, como parogramado. Foi muito bonito ver todos aqueles barcos saindo juntos. A viagem, como já sabíamos, foi com chuva, vento e mar agitado. Porém, foi tranquila e chegamos bem as 14.30h, mas sempre a motor.

Ficamos ancorados na Gamboa.

Infelizmente o tempo nao estava bom, muito vento frio (pasmem!). Nem descemos do barco.

festa do Zanella
No outro dia fomos convidados para um churrasco pelo aniversário do Zanella, comandante de subflotilha, do veleiro Guga Buy. Foi numa barraca na praia. Muitos velejadores prestigiaram e foi uma festa alegre. Teve até parabéns e bolo de chocolate!

Depois da festa fomos passear no Morro de Sao Paulo, já que no dia seguinte sairíamos para Salvador.
Morro de S.Paulo
Como está mais bonito e organizado o Morro! Ficamos encantados e surpresos. Aquela "caipifruta" do Joe ainda está lá. Precisamos dizer que bebemos???

Saímos para Salvador as 7.40h, do dia 20.08,depois de termos ajudado o Timshell a liberar sua ancora.
Arco-Íris em Tinharé
Na saída havia um belo arco-íris.

Navegaçao a vela e a motor, abaixo de um céu cheio de nuvens com pancadas de chuva. Chegada  a Salvador, no TENAB, as 15 h. Fomos recepcionados por baianas ofertando caipirinhas e fitinhas do Senhor do Bonfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário